Sobre Salto

cidade de Salto

Salto é um município brasileiro do estado de São Paulo.

A cidade é cortada pelo rio Tietê. Sua população estimada em 1 de julho de 2009 era de 109.948 habitantes. E sua densidade demográfica em 2004 era de aproximadamente 771 hab/km².

É uma estância turística do interior do estado de São Paulo, localizada na região de Sorocaba, entre as cidades de Itu e Indaiatuba. Deve seu nome ao Salto do Tietê, uma cachoeira do Tietê localizada à altura da Praça Archimedes Lammoglia.

Turismo

Num primeiro momento, pode-se dizer que o turismo se resume praticamente ao turismo religioso, com caravanas vindo visitar a grande estátua de Nossa Senhora do Monte Serrat. Contudo, há parques que são polos de intensa atração e movimento, fazendo da cidade uma referência em atrações e diversidades: Complexo da Cachoeira, Memorial do Rio Tietê, Parque de Lavras, Parque do Lago e Parque Rocha Moutonnée, Praça XV.

Estância turística

Salto é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Economia

Durante muito tempo, a Cidade de Salto foi basicamente industrial. Desde meados da década de 1990, o setor industrial vem perdendo espaço para os setores comercial e de serviços. A agricultura não é muito expressiva, com pequenas lavouras de café, feijão, uva e hortaliças em geral.

Salto sedia uma das empresas Eucatex (a maior empresa da cidade), propriedade do ex-governador Paulo Maluf. O grupo possui duas fábricas na cidade; a Eucatex Madeira (que processa madeira em compensados) e a Eucatex Química (tintas). Havia também uma Eucatex Têxtil, que faliu. O pedido de concordata feito pela Eucatex Madeira em 2005 deixou a cidade apreensiva, visto ela ser fonte uma porcentagem considerável de empregos para a cidade. Muitos, inclusive o governo local, consideraram o pedido uma manobra da indústria para se omitir de compromissos fiscais.

As cédulas da moeda nacional (assim como moedas correntes de outros países latino-americanos) são produzidas na cidade, na Indústria de Papel de Salto. A Papel, como é conhecida, é um empreendimento da multinacional belga Arjo-Wiggins. Os lucros da empresa foram comprometidos em 2000 com o lançamento das cédulas comemorativas de dez reais. As cédulas plásticas que celebram os 500 anos do descobrimento do Brasil são feitas de plástico e foram fabricadas na Austrália, por uma empresa e que é parte estatal. A encomenda de cédulas importadas gerou protesto dos trabalhadores da Papel contra o Governo Federal. Em 2005 o governo australiano ainda insistia junto ao brasileiro para uma encomenda de novas cédulas plásticas. Em contrapartida a empresa australiana instalaria no país uma fábrica de polímero, embora a fabricação das cédulas continuasse na Austrália.

O comércio varejista não possui grande destaque, com muitos moradores inclusive optando por comprar fora da cidade. Quatro grandes cadeias varejistas possuem lojas em Salto - Casas Bahia, Magazine Luísa, Carrefour e Lojas Cem. As Lojas Cem possuem sua matriz com um grande depósito de mercadorias na cidade, responsável por suprir as lojas de grande parte da região leste do estado de São Paulo e o sul de Minas.
A cidade é pobre em minérios, com a extração mineral praticamente se resumindo ao granito e derivados do sódio.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Salto.

Blog do Guia da Cidade Salto

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Salto por e-mail
 

 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Indaiatuba, Itu e Elias Fausto

Dados Principais sobre a Cidade de Salto

Aniversário: 16 de junho
Fundação :
1698
Gentílico:
Saltense
Área:
134,258 Km²
População
105.569 hab. (2010)
IDH 0,809 - elevado
Prefeitura Salto

Brasão de Salto
Brasão de Salto

Bandeira de Salto
Bandeira de Salto

Vídeo sobre a cidade de Salto
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Salto

Mapa Salto

 

Moradores ilustres de Salto

 

   
  Sobre o EncontraSalto
Fale com EncontraSalto
Anuncie no EncontraSalto
Cadastre sua Empresa no EncontraSalto (grátis)



Termos EncontraSalto | Privacidade EncontraSalto


Bandeira de Salto